Educar tratando e tratar educando

Com mais de 30 anos de atuação, o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica é uma instituição de referência no tratamento e acompanhamento escolar de crianças e jovens com diferentes tipos de problemas psíquicos, com o objetivo de possibilitar a sua inclusão na vida escolar e cotidiana. São muitas as terminologias utilizadas para definir crianças e jovens com problemas e sofrimentos psíquicos que dificultam o seu desenvolvimento e inserção social, entre elas necessidades especiais, entraves estruturais na constituição psíquica, deficiência mental, autismo, psicose e handicap mental. No Lugar de Vida, a singularidade própria de cada criança é respeitada e o desafio da inclusão é enfrentado com base no conceito e prática da Educação Terapêutica.

A extensa experiência clínica possibilita ao Lugar de Vida tratar problemas ou sofrimentos psíquicos mesmo que tenham um fundamento orgânico, como dificuldades escolares e nas relações com os colegas, ansiedade, agitação motora ou problemas com as regras sociais, entre outros.

Com uma abordagem pioneira, o Lugar de Vida logo constatou, no início de sua atuação em 1990, antes mesmo de vigorar a lei de inclusão escolar no Brasil, o papel fundamental da escola no tratamento de crianças com problemas e sofrimento psíquico. Em um trabalho constante de articulação entre os princípios da psicanálise e da educação, tendo como visão o “educar tratando e o tratar educando”, o Lugar de Vida criou o conceito e as práticas de Educação Terapêutica, conjunto de procedimentos terapêutico-educacionais que visam ao restabelecimento ou à construção da estruturação psíquica de crianças que enfrentam dificuldades em seu processo de subjetivação, como as crianças consideradas dentro do espectro do autismo. A inclusão escolar, em paralelo ao tratamento institucional e educacional, constitui-se como eixo de sustentação da Educação Terapêutica proposta pelo Lugar de Vida. Todo o trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar especializada que integra profissionais das áreas da psicologia, psicanálise, fonoaudiologia e pedagogia.

Clínica Lugar de Vida

O tratamento de crianças e jovens com diferentes problemas psíquicos é realizado na Clínica Lugar de Vida, por meio de atendimentos psicanalíticos e fonoaudiológicos individuais e em grupo, em atividades de escrita e alfabetização, oficinas de artes, música, jogos e brincadeiras. O acompanhamento escolar é feito em parceria com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho.

Um dos principais diferenciais da Clínica Lugar de Vida está nos Grupos Terapêuticos Heterogêneos, que funcionam partindo da constatação de que o trabalho em grupo potencializa o tratamento do ponto de vista “do que uma criança faz mais pela outra”: a diversidade e riqueza dos encontros entre as crianças promovem mudanças subjetivas e auxiliam o desenvolvimento pelas operações das identificações, das trocas subjetivas e do aprendizado mútuo. Além disso, os grupos auxiliam na interação social e na socialização, à medida que promovem vínculos, sustentação de acordos, aprendizagem das regras e do significado das atividades coletivas que incluem as diferenças entre as crianças – de tudo, enfim, que chamamos de laço social ou de alteridade. Os efeitos subjetivos e de linguagem nos encontros entre os pares, mediados pelos coordenadores dos grupos, auxiliam o desenvolvimento, a comunicação e a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas.

Saiba mais na página Clínica

Projeto Escolas Protagonistas

A cada ano o Lugar de Vida realiza uma edição do Projeto Escolas Protagonistas, que reúne escolas por meio de seus educadores, professores e demais profissionais, para discutir grandes linhas de ação para escolas inclusivas, partindo de princípios éticos e teóricos da psicanálise, como a noção do aluno-sujeito, e propondo a ampliação do conceito de educação para auxiliar o aprendizado de crianças com entraves estruturais em sua constituição psíquica. Educadores, psicanalistas e pesquisadores são mobilizados ao longo de um ano de intensas atividades com o objetivo de contribuir para que essas crianças possam usufruir melhor da vida escolar, ampliando as possibilidades de estar com os outros e aprender no grupo-classe. Esse objetivo está em consonância com a construção de uma escola para todos e com a política de educação país.

Saiba mais na página Escolas parceiras

Formação

O Lugar de Vida firmou-se como centro de desenvolvimento de práticas clínicas, de pesquisas acadêmicas e de formação de profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da Saúde Mental e da Educação. A grade de cursos é voltada para estudantes e profissionais graduados nas áreas da Saúde ou da Educação e Assistência Social (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, pedagogos, psicopedagogos, educadores) com interesse no campo da infância, nos fundamentos da psicanálise e nas práticas educacionais inclusivas.

A formação na prática da Educação Terapêutica está estruturada no tripé formado pela clínica, pela pesquisa e pela transmissão, articulando o campo da psicanálise com a educação inclusiva na infância. Muita teoria e muita prática, embasadas na experiência acumulada pela equipe interdisciplinar do Lugar de Vida.

O portfólio de cursos inclui, entre outros: os fundamentos teóricos dos Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI); Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições (APEGI); Programa de Formação Clínico-Teórica em Educação Terapêutica; Curso de Férias Módulo I: Uma proposta de Tratamento e Escolarização de crianças autistas; Curso de Férias Módulo II: O diagnóstico diferencial psicanalítico entre psicose e autismo na infância: direções de tratamento e inclusão escolar.

Saiba mais na página Formação

História

Desde 1990, quando iniciou suas atividades, o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica constrói pontes com as escolas visando a efetivação do processo de inclusão escolar das crianças e jovens com entraves estruturais em sua constituição psíquica. No início das atividades, ainda não vigorava a lei de inclusão escolar e as crianças com este quadro estavam fora do sistema regular de ensino. A inclusão escolar, em paralelo ao tratamento institucional e educacional, constitui-se como eixo de sustentação da Educação Terapêutica proposta pelo Lugar de Vida ao longo de sua história.

A instituição teve sua origem no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, por meio da professora Maria Cristina Machado Kupfer. Oferecia inicialmente atendimento terapêutico e educacional para crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento (autismo e psicose), além de outros quadros psíquicos graves, e acolhia prioritariamente as demandas de famílias com poucos recursos financeiros, por situar-se na esfera pública universitária.

Após cinco anos de trabalho, passou a se chamar Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida e iniciou a prática da Educação Terapêutica, como um trabalho prévio à entrada das crianças na escola propriamente dita. Permaneceu no Instituto de Psicologia da USP durante 18 anos. Nesse período, mostrou que era possível oferecer na universidade um serviço no qual se integram o atendimento à população, a formação de alunos, a pesquisa e a transmissão da experiência.

Em 2008, o Lugar de Vida deixou a universidade para atender melhor e com mais autonomia à demanda crescente de crianças e adolescentes com diferentes tipos de problemas psíquicos, não mais apenas aqueles com TGD, e à demanda de estudantes e profissionais interessados em obter formação em Educação Terapêutica, configurando uma iniciativa privada e com gestão de recursos próprios.

Na USP, prosseguem articulações com pesquisas (estudos e pesquisas multidisciplinares), as orientações da pós-graduação, a edição da Revista Estilos da Clínica e os encontros científicos com pesquisadores de diversas nacionalidades. O Lugar de Vida mantém uma parceria com o IPUSP e com o LEPSI – Laboratório de Estudos e Pesquisas Educacionais sobre a Infância, um laboratório interunidades (Instituto de Psicologia e Faculdade de Educação) da USP.

Hoje, após mais de 30 anos de funcionamento, o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica cresceu e ampliou suas atividades, configurando-se como uma clínica que abarca os diferentes tipos de sofrimento psíquico na infância, distintas famílias e diversas escolas. O atendimento às crianças em dispositivos de grupos terapêuticos, oficinas diversas e atividades educacionais produziu efeitos que levaram os profissionais a constatar que estas crianças aprendiam e que seria possível ensiná-las também no ambiente escolar. O conjunto de intervenções denominado de Educação Terapêutica, evidenciou que as crianças poderiam ser tratadas em dispositivos grupais, usufruindo de atividades culturais, de laços sociais e de propostas educacionais, apostando ainda que na instituição escolar seria possível obter efeitos terapêuticos ao educar as crianças antes excluídas de frequentá-la. Ou seja, a Educação Terapêutica compreende “o tratar educando e o educar tratando”, tendo nas escolas inclusivas uma parceria fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.

Na nossa trajetória de 30 anos, acompanhamos os avanços nas políticas de educação inclusiva, assim como os desafios na construção de práticas educacionais que visam a diversidade e a heterogeneidade dos alunos. No entanto, ainda há muito o que se conquistar quando nos referimos à compreensão sobre os modos de aprendizagem de crianças com problemas psíquicos, assim como aos modos de ensiná-las propostos pelas escolas. Um dos maiores desafios refere-se à inclusão destes alunos no próprio grupo-classe e nas atividades coletivas.

Assessoria

A experiência acumulada pelo Lugar de Vida desde 1990 fez com que profissionais da Saúde e Educação passassem cada vez mais a requerer que esse conhecimento fosse compartilhado. Para fazer face a essa demanda, o Lugar de Vida constituiu-se como um núcleo transmissor e multiplicador, oferecendo assessoria a instituições voltadas ao tratamento e escolarização de crianças e adolescentes com problemas psíquicos.

Essa assessoria pode ser oferecida por meio de cursos, seminários teóricos e clínicos, palestras, supervisões ou discussões de caso. Espera-se que cada instituição/equipe demandante encontre um caminho próprio a partir da interlocução com a experiência particular do Lugar de Vida.

Outra forma de assessoria, de natureza acadêmica, refere-se a indicação de textos teóricos ou de orientação de escrita para estudantes ou pesquisadores que necessitam deste auxílio para trabalhos de conclusão de curso, monografias ou projetos de pesquisa nas temáticas que desenvolvemos.

Visitas monitoradas

O Lugar de Vida realiza agendamento de datas para receber grupos de estudantes ou profissionais interessados em visitar a sede da instituição e participar da reunião de apresentação dos eixos teóricos da Educação Terapêutica, com especial ênfase nos dispositivos de tratamento e a escolarização de crianças com hipótese ou diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), a intervenção precoce e os instrumentos validados para o acompanhamento psicanalítico de crianças (as Visitas Monitoradas serão reativadas ao término do contexto pandêmico).

Os visitantes recebem informações atualizadas sobre os serviços e pesquisas acadêmicas desenvolvidos por profissionais da instituição. As visitas são agendadas antecipadamente e ocorrem ao compormos um número mínimo de visitantes por encontro; duram 1h30.

Visitas extras fechadas podem ser agendadas para grupo de estudantes de graduação acompanhados de algum coordenador ou professor de sua faculdade, ou para grupo de profissionais de uma mesma instituição da área da saúde ou da educação. Para grupos fechados de no mínimo 20 alunos de uma mesma instituição, organizamos minicursos temáticos, com entrega de certificados ao final da visita.

Mais informações e agendamento de datas para as visitas podem ser feitos pelo e-mail: lugardevida@lugardevida.com.br 

Equipe, parceiros e colaboradores

Andrea Kannebley de Oliveira

Engenheira elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1994); psicanalista; membro filiada ao Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP); analista integrante do Núcleo de Psicanálise e Ação Social (NuPAS) voltado a instituições; parceira clínica do Lugar de Vida.

 

Bruno Monachini

Psicólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP/2013) e Músico, com uma pesquisa pessoal em Música Popular Brasileira e Cultura Popular na Infância; atualmente cursa pós-graduação em educação musical pelo Fórum Latino-americano de Educação Musical (FLADEM) em parceria com o Conservatório Brasileiro de Música (CBM); desde 2017 é responsável pelo projeto da Oficina de Música do Lugar de Vida.

Cristina Keiko Inafuku de Merletti

Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP/1990); psicanalista; Mestre (USP/2012) e Doutora (USP/2017) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP; Especialista em Tratamento e Escolarização de Crianças com TEA pelo PSA/USP (2005); foi membro pesquisador das pesquisas de validação do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI); da pesquisa de validação da metodologia do uso do IRDI nos Centros de Educação Infantil e da pesquisa da validação do instrumento Acompanhamento Psicanalítico da Crianças em Escolas, Grupos e Instituições (APEGI); docente titular do Programa de Pós-graduação em Educação na Unib; sócia-membro da equipe do Lugar de Vida.

Danilo Ide

Psicólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP/2002); Mestre em Psicologia Social (USP/2006) e Doutor em Psicologia Social (USP/2014); possui experiência na clínica, supervisão, docência e pesquisa em psicanálise; membro do conselho editorial da Revista de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC; professor e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de psicologia da Faculdade das Américas – FAM; parceiro do Lugar de Vida.

 

Fábio M. Widman

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/2010); psicanalista, atuou por alguns anos em escolas, como acompanhante escolar; também trabalhou como acompanhante terapêutico de adolescentes em diversas ocasiões; faz parte da equipe clínica do Lugar de Vida.

 

Lidiane Ingrid Horta

Psicóloga formada pela Universidade Paulista – UNIP (2019); Acompanhante Terapêutica; parceira clínica do Lugar de Vida.

 

Maria Cristina Machado Kupfer

Professora Titular Senior do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; editora da revista Estilos da Clínica (USP); membro fundador do Laboratório Interunidades de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a infância (LEPSI); Pesquisadora Coordenadora das pesquisas de validação do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI); da pesquisa de validação da metodologia do uso do IRDI nos Centros de Educação Infantil e da pesquisa da validação do instrumento Acompanhamento Psicanalítico da Crianças em Escolas, Grupos e Instituições (APEGI); sócia-fundadora do Lugar de Vida.

 

Maria da Paz de Castro Nunes Pereira

Professora polivalente por formação (Normal Superior); professora e orientadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 em escolas da rede privada de São Paulo, de 1985 a 2017; é assessora na área de Educação Inclusiva em escolas da cidade de São Paulo; Orientadora Educacional do Curso Pré-Vestibular Oficina de Apoio Insper;  selecionadora da área de educação inclusiva do Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita; parceira do Lugar de Vida.

 

Maria Eugênia Pesaro

Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP/1992); Mestre em Psicologia Social (USP/1997); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP/2010); foi consultora da área de Saúde da Criança do Ministério da Saúde (1999-2003) e coordenadora de projetos do Centro de Referência em Saúde da Criança do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo (2003-2016); foi membro pesquisador das pesquisas de validação do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI); da pesquisa de validação da metodologia do uso do IRDI nos Centros de Educação Infantil e da pesquisa da validação do instrumento Acompanhamento Psicanalítico da Crianças em Escolas, Grupos e Instituições (APEGI); sócia-membro da equipe do Lugar de Vida.

 

Mariana Trenche de Oliveira

Fonoaudióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/1998); mestre (2001) e doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Projeto Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem coordenado pelas Profas. Maria Francisca Leir-De Vitto e Lucia Arantes; foi professora titular do Curso de Fonoaudiologia da UniFMUS (de 2001 a 2017), sócia-membro da equipe do Lugar de Vida.

 

Marina Belém Lavrador

Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP/2015); mestranda em Psicologia Clínica na USP; possui aprimoramento em psicologia hospitalar em instituição pediátrica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2017); Membro do Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição da USP (LabPsi-USP); faz parte da equipe do Lugar de Vida.