A produção brasileira de trabalhos psicanalíticos sobre autismo entre 1975 e 2015
Em 2015, procedeu-se a uma revisão sistemática das produções sobre o autismo no Brasil no campo da psicanálise, como parte de um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP (processo n. 2014/24678-9 ) e pelo CNPq. O período abarcado foi aquele entre 1975 e 2015.
Depois de realizado o levantamento, procedeu-se a uma classificação temática da produção, com o intuito de criar um acesso fácil e orientado para os pesquisadores e para a população. Foram sistematizados os principais temas em psicanálise que têm sido estudados até agora sobre o autismo.
As obras estão classificadas pelos temas seguintes:
- Diagnóstico
- Teoria do autismo
- Clínica do Autismo
- Texto sobre o IRDI
- Escolarização da criança com autismo
- Clínica institucional
- Estudo de caso
- Trabalho interdisciplinar
- Outros
Para dar continuidade a este levantamento, o Lugar de Vida solicita a autores que enviem suas produções, para que possamos incluir na planilha. Para conhecer a planilha, clique no botão e baixe o arquivo em Excel.
Encaminhar para mckupfer@usp.br as seguintes informações: autor, título e ano de publicação, tipo de publicação, evento e edição, local, orientador (se houver), biblioteca ou links, palavras-chave, editora, resumo, ISBN/ISSN, tema (de acordo com a lista acima).